Quem sou eu

Irajá, Rio de Janeiro, Brazil
Estive deprimido nos últimos anos mas parece que acabou. Amanheci muito bem na segunda e continuei bem a semana toda. Percebi uma coisa muito importante. Percebi que sou livre. Estou no auge de minha forma física e mental e sou livre como nunca fui. Livre como talvez nunca vou ser. Mais livre do que a maioria das pessoas que conheço jamais será.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Inclusão Digital

Existe um estudo estatístico afirmando que o e-mail é mais utilizado do que o telefone como meio de comunicação. Com certeza o Brasil é um ponto fora da curva nessa estatística.

Você é um privilegiado por poder ler esse post em nosso blog. A maior parte da população brasileira não tem acesso à Internet e muito menos sabe o que é um blog.

Mas essa realidade pode mudar, existem projetos fortíssimos com relação à inclusão digital tais como os Telecentros.

Mas, o que é Telecentro?

"Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população."

Qual o objetivo?

1 - Diminuir os índices de exclusão digital e social;

2 - Capacitação profissional;

3 - Re-qualificação do espaço do entorno da unidade, através do aumento do fluxo de pessoas nas ruas da região;

4 - Disseminação de Softwares Livres;

5 - Participação popular, através dos conselhos gestores;

6 - Jornalismo comunitário, através do site do Telecentro.

As definições acima foram retiradas do site oficial do projeto, mas para mim os Telecentros são muito mais do que isso. A união de pessoas de diversas classes sociais através da Internet pode ajudar a inverter a situação sócio-econômica do país.

São milhares de idéias de milhões de pessoas sendo discutidas e compartilhadas, que podem ajudar em uma conscientização política que ainda não temos. Sem falar no incentivo ao uso dos Softwares Livres, dois quais qual sou fã.

Você já sabe o que é a GPL (General Public License)?
Vou colocar um trecho aqui para você ter uma idéia:

"As licenças de muitos softwares são desenvolvidas para cercear a liberdade de uso, compartilhamento e mudanças. A GNU Licença Pública Geral ao contrário, pretende garantir a liberdade de compartilhar e alterar softwares de livre distribuição - tornando-os de livre distribuição também para quaisquer usuários."

Leia a GPL por completo aqui.

Parece utopia mas é realidade. O exemplo mais expressivo da aplicação da GPL é o GNU/Linux, mas isso já é um assunto para outro post.

Voltando à vaca fria, em softwarelivre.org vemos o impacto dos Telecentros e do Software Livre nas periferias. O texto descreve como Cléber Santos, de dezoito anos (pai, pedreiro desempregado e mãe, faxineira), frequentador do telecentro da Cidade Tiradentes, conseguiu trocar idéias com Richard Stallman (fundador da Free Software Foundation).

Mas não são só os Telecentros que estão ajudando na inclusão digital. Jaime Szajner, engenheiro eletrônico e professor aposentado da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica de Campinas), também está querendo dar uma mãozinha.

Há cinco anos ele trabalha em um projeto de montar um computador que custaria em média R$ 750,00, cerca de 25% menos que um computador comprado em uma loja de informática. Chamado de “Projeto Incluir”, tem por objetivo produzir um computador popular que ajude a promover a inclusão digital e social de milhões de brasileiros.

Mas como nem tudo é uma maravilha o maior problema do projeto são os encargos fiscais a que o governo não quer conceder isenção.

Bem, acho que é isso, a solução para a exclusão digital não é somente de responsabilidade do governo. Se você tem uma idéia de como ajudar, não deixe que nada o desanime e não descanse até ver sua idéia em prática!



ﮒﻷŖэņęģắđởﻷﮓ

Nenhum comentário: