Quem sou eu

Irajá, Rio de Janeiro, Brazil
Estive deprimido nos últimos anos mas parece que acabou. Amanheci muito bem na segunda e continuei bem a semana toda. Percebi uma coisa muito importante. Percebi que sou livre. Estou no auge de minha forma física e mental e sou livre como nunca fui. Livre como talvez nunca vou ser. Mais livre do que a maioria das pessoas que conheço jamais será.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Esses Cães Maravilhosos e Seus Donos Voadores

Ter um cachorro em casa e acompanhar sua trajetória de vida pode parecer um tanto prosaico para algumas pessoas. Mas os dignos de possuírem a amizade canina sabem tratar-se de uma experiência emocionante e incrível. Se não, vejamos:

O cãozinho chega ainda filhote e brinca com chaves, morde os móveis, faz xixi no tapete e rola pelo chão. Precisa ser ensinado, receber proteção e cuidados.

Passado algum tempo, entra na adolescência canina e acha que toma conta do pedaço, e o dono precisa mostrar que ele é que é o ‘líder da matilha’, o cara que dita as regras.

Nesta ocasião, é como se ele fosse um filho crescendo rápido.

Tendo crescido, o cachorro consolida-se como grande amigo e companheiro de seu dono. Espera por sua chegada, passeia com ele, conhece seu humor, e se ele for criança, certamente será cúmplice de suas aventuras e traquinagens.

Aqui o au-au, de filho, passa a ser um verdadeiro irmão.

Corajoso e um tanto ciumento, o cachorro dedica-se a proteger sua família humana com unhas e dentes, até ficar bem velhinho. E embora com os músculos mais fracos, menos brincalhão e talvez um pouco ranzinza, ele continuará carinhoso, leal e companheiro....

... como um pai.

Por crescerem muito mais rápido que nós, acompanhamos todas as fases da vida de nossos animais de estimação, mas diferentemente de uma planta, eles interagem conosco e também nos vêem crescendo. Sorte de quem ganhou um cãozinho quando criança e pode tê-lo por muito tempo, porque aí a mágica é ainda maior. Minha cachorra, a Paloma, foi criança junto comigo, foi adulta quando eu era um adolescente e idosa quando eu fiquei adulto. Cuidou de mim como eu cuidei dela.

Sei que neste momento há alguém chorando pela morte de um desses amigos. Essa é a parte ruim de uma história que não poderia terminar de modo menos emocionante. Provavelmente, estará lembrando da primeira vez que o viu, sentindo remorso pelas broncas dadas, imaginando se ele deve ter sentido alguma dor, tudo misturado com saudade e com o medo de chegar em casa e saber que desta vez alguém não estará ali ansioso para recebê-lo.

Se acreditasse em Papai do Céu, estaria certo de que todos os amigos cachorros estariam num lugar igual à Ponte do Arco-Íris*. Mas como não acredito, consolo-me em voejar com o pensamento pelas lembranças e reconhecer que, inevitavelmente, um dia eu também partirei para o mesmo lugar onde eles estão.


* Num lado do paraíso existe um lugar chamado Ponte do Arco-Íris. Quando um animal morre, aquele que foi especialmente querido por alguém, vai para a Ponte do Arco-Íris. Lá existem campos e colinas para todos os nossos amigos especiais, pois assim eles podem correr e brincarem juntos. Lá existe abundância de comida, água, e raios de sol, e nossos amigos estão sempre aquecidos e confortáveis. Todos os animais que já ficaram doentes e velhinhos estão renovados com saúde e vigor; aqueles que foram machucados ou mutilados estão perfeitos e fortes novamente, exatamente como nós nos lembramos deles nos nossos sonhos, dos dias que já se foram. Os animais estão felizes e alegres, exceto por uma coisinha: Cada um deles sente saudades de alguém muito especial, alguém que foi deixado para trás. Todos eles correm e brincam juntos, mas chega um dia quando um deles pára de repente e olha fixo na distância. Seus olhos brilhantes estão atentos; seu corpo impaciente começa a tremer levemente. De repente, ele se separa do grupo, voando por sobre a grama verde, mais e mais rápido. Você foi visto e quando você e seu amigo especial finalmente se encontrarem ficarão unidos num reencontro de alegria, para nunca mais se separar. Os beijos de felicidade vão chover na sua face; suas mãos vão novamente acariciar tão amada cabecinha, e você vai olhar mais uma vez dentro daqueles olhos cheios de confiança, que há muito tempo haviam partido da sua vida, mas que nunca haviam se ausentado do seu coração. Então vocês, juntos, cruzarão a ponte do Arco-Íris.


ﮒﻷŖэņęģắđởﻷﮓ

Um comentário:

Anônimo disse...

Eitha, mano, me fez chorar...tenho alguns amigos me esperando e Rufus manda agradecer o texto lindo com um au-au, especial apara vc.
Beijus, amado!
Karen